O que é?
Os Concertos da Flor são uma série de quatro concertos (comungando do conceito EcoMusicalis) em espaço/património natural a serem efetivados no âmbito da Festa da Flor, promovida pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.
Os moldes previstos para estes concertos assentam na realização de quatro concertos em espaço natural, com agrupamentos idóneos e que comungam do supracitado conceito, num palco devidamente preparado e decorado para o efeito, colocado ao centro do terreno de modo a possibilitar aos assistentes uma experiência/perspetiva de 360º.
Devido à ténue propagação sonora em espaço aberto, estes concertos terão de ser devidamente amplificados acusticamente.
Onde se realiza?
Primeiramente, pretende-se efetivar os supracitados concertos em locais emblemáticos tanto ao nível natural e/ou patrimonial na ilha da Madeira, que sejam identificados como locais seguros e acessíveis ao grande público. Como tal, por indicação da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, determinou-se os seguintes locais:
-
Quinta Magnólia (32°38'39.34"N / 16°55'29.60"W)
-
Quinta do Imperador | Monte (32°40'29.06"N / 16°54'29.54"W)
-
Solar do Aposento | Ponta Delgada (32°49'20.93"N / 16°59'28.92"W)
-
Quinta do Santo | Santo da Serra (32°43'30.48"N / 16°49'2.38"W).
Porque se realiza?
A ilha da Madeira por si só tem um potencial ao nível de natureza que não necessita de grandes argumentações justificativas para uma iniciativa do género. Nós, RETOIÇA, detentora da marca e conceito EcoMusicalis, temos vindo, ao longo destes anos, a desenvolver uma série de iniciativas em espaço natural que em muito tem despertado a curiosidade da população local e forasteira. Estes, por sua vez, têm dado asas à imaginação e têm-nos incentivado a ir mais além, desafiando-nos para projetos mais robustos, mais desafiantes e mais arrojados.
Estes concertos, inspirados noutros projetos existentes neste mundo cada vez mais global, vai ao encontro de tais desafios e complementa de forma significativa a oferta (que se entende como) cultural, dita alternativa quer na forma quer no conteúdo, da nossa região, do país ou até além-fronteiras.
Quando se realiza?
O período proposto para este ciclo de concertos é de 24 a 27 de setembro de 2020, integrado no âmbito da Festa da Flor, conforme o calendário de animação turística promovido pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.
Como se realiza?
Para estes concerto pretende-se convidar distintos e idóneos artistas / agrupamentos, que com alguma frequência costumam colaborar com atividades do universo RETOIÇA (em geral). Assim sendo, e por ordem cronológica de concertos teremos:
-
Miguel Pires (Fiano/Voz);
-
Jéssica & Sandra Sá (Harpa e Violino);
-
Vítor Sardinha (Viola d'arame);
-
Flor (voz; contrabaixo e vibrafone).
Estes concertos, sendo em espaço aberto, serão ligeiramente amplificados. Note-se que esta amplificação em nada beliscará a pureza da sonoridade dos agrupamentos, sendo somente garantido que o som produzido pelos mesmos chegue de modo igualitário (quanto possível) a todo público presente nos espaços que, como se sabe, são ao ar livre.
Mais, é nossa pretensão proceder à montagem subtil de pequenos estrados (3x3; 4x4; 5x5 - conforme os agrupamentos) com tenda ornamentada com motivos alusivos à Festa da Flor, de modo garantir o conforto e cenário adequado aos artistas e respetivos instrumentos.
Frise-se ainda que estes concertos terão a duração aproximada de 60 minutos (sem intervalo).
Alinhamento 2020
Normas e Recomendações
Estes concertos são de acesso livre (gratuito). Contudo, devido ao quadro pandémico atual e de acordo com as normas e recomendações emanadas pela DGS e IASAÚDE relativamente à realização de eventos, estes concertos serão limitados em termos de lotação, obrigando deste modo à aquisição de ingresso (obrigatório) para assistir ao(s) concerto(s) através deste link.
Por conseguinte, o IASAÚDE recomenda "(...) a todas as pessoas que observem medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias, incluindo nas situações em que se verifiquem aglomerados de pessoas de qualquer dimensão, assim como a adoção de medidas ainda mais restritas para proteção dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com doença crónica)". Como tal, para a assistência de qualquer um dos concertos acima indicados, todos os assistentes terão de seguir as regras básicas obrigatórias para a permanência nos locais de concerto:
-
Uso obrigatório da utilização de máscara (cada um deve ser portador da sua);
-
Obrigatoriedade do distanciamento social;
-
Deverá acautelar a desinfeção das mãos à entrada dos recintos, bem como, à entrada e saída das casas de banho;
-
Obrigatoriedade de depositar as máscaras e luvas nos recipientes indicados para o efeito;
-
Deverá acautelar a etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias;
-
Responsabilização (o utente é um agente de saúde pública);
-
Deverá evitar aglomerados de pessoas.
Recomendamos a toda a assistência que faça a sua entrada atempada e evitem os aglomerados na entrada dos recintos. Para tal, as portas abrirão 45 minutos antes de cada espetáculo.