Seleção de flores

Concertos da Flor

O que é?

 

Os Concertos da Flor são uma série de quatro concertos (comungando do conceito EcoMusicalis) em espaço/património natural a serem efetivados no âmbito da Festa da Flor, promovida pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Os moldes previstos para estes concertos assentam na realização de quatro concertos em espaço natural, com agrupamentos idóneos e que comungam do supracitado conceito, num palco devidamente preparado e decorado para o efeito, colocado ao centro do terreno de modo a possibilitar aos assistentes uma experiência/perspetiva de 360º.

Devido à ténue propagação sonora em espaço aberto, estes concertos terão de ser devidamente amplificados acusticamente.

Onde se realiza?

 

Primeiramente, pretende-se efetivar os supracitados concertos em locais emblemáticos tanto ao nível natural e/ou patrimonial na ilha da Madeira, que sejam identificados como locais seguros e acessíveis ao grande público. Como tal, por indicação da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, determinou-se os seguintes locais:

  • Quinta Magnólia (32°38'39.34"N /  16°55'29.60"W)

  • Quinta do Imperador | Monte (32°40'29.06"N /  16°54'29.54"W)

  • Solar do Aposento | Ponta Delgada (32°49'20.93"N / 16°59'28.92"W)

  • Quinta do Santo | Santo da Serra (32°43'30.48"N / 16°49'2.38"W).

Porque se realiza?

A ilha da Madeira por si só tem um potencial ao nível de natureza que não necessita de grandes argumentações justificativas para uma iniciativa do género. Nós, RETOIÇA, detentora da marca e conceito EcoMusicalis, temos vindo, ao longo destes anos, a desenvolver uma série de iniciativas em espaço natural que em muito tem despertado a curiosidade da população local e forasteira. Estes, por sua vez, têm dado asas à imaginação e têm-nos incentivado a ir mais além, desafiando-nos para projetos mais robustos, mais desafiantes e mais arrojados.

Estes concertos, inspirados noutros projetos existentes neste mundo cada vez mais global, vai ao encontro de tais desafios e complementa de forma significativa a oferta (que se entende como) cultural, dita alternativa quer na forma quer no conteúdo, da nossa região, do país ou até além-fronteiras.

Quando se realiza?

O período proposto para este ciclo de concertos é de 24 a 27 de setembro de 2020, integrado no âmbito da Festa da Flor, conforme o calendário de animação turística promovido pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Como se realiza?

Para estes concerto pretende-se convidar distintos e idóneos artistas / agrupamentos, que com alguma frequência costumam colaborar com atividades do universo RETOIÇA (em geral). Assim sendo, e por ordem cronológica de concertos teremos:

  • Miguel Pires (Fiano/Voz);

  • Jéssica & Sandra Sá (Harpa e Violino);

  • Vítor Sardinha (Viola d'arame);

  • Flor (voz; contrabaixo e vibrafone).

            Estes concertos, sendo em espaço aberto, serão ligeiramente amplificados. Note-se que esta amplificação em nada beliscará a pureza da sonoridade dos agrupamentos, sendo somente garantido que o som produzido pelos mesmos chegue de modo igualitário (quanto possível) a todo público presente nos espaços que, como se sabe, são ao ar livre. 

            Mais, é nossa pretensão proceder à montagem subtil de pequenos estrados (3x3; 4x4; 5x5 - conforme os agrupamentos) com tenda ornamentada com motivos alusivos à Festa da Flor, de modo garantir o conforto e cenário adequado aos artistas e respetivos instrumentos.   

Frise-se ainda que estes concertos terão a duração aproximada de 60 minutos (sem intervalo). 

Alinhamento 2020

IMG_4962_edited.jpg

Miguel Pires

(Voz/Piano)

24 de Setembro de 2020

19 horas

Jéssica & Sandra Sá

(Harpa e Violino)

25 de Setembro de 2020

19 horas

40.jpg

Vítor Sardinha

(Viola d'arame)

26 de Setembro de 2020

17 horas

flor%201_edited.jpg

Flor

(Voz, Vibrafone e Contrabaixo)

27 de Setembro de 2020

17 horas

Normas e Recomendações

Estes concertos são de acesso livre (gratuito). Contudo, devido ao quadro pandémico atual e de acordo com as normas e recomendações emanadas pela DGS e IASAÚDE relativamente à realização de eventos, estes concertos serão limitados em termos de lotação, obrigando deste modo à aquisição de ingresso (obrigatório) para assistir ao(s) concerto(s) através deste link.

Por conseguinte, o IASAÚDE recomenda "(...) a todas as pessoas que observem medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias, incluindo nas situações em que se verifiquem aglomerados de pessoas de qualquer dimensão, assim como a adoção de medidas ainda mais restritas para proteção dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com doença crónica)". Como tal, para a assistência de qualquer um dos concertos acima indicados, todos os assistentes terão de seguir as regras básicas obrigatórias para a permanência nos locais de concerto:

  •   Uso obrigatório da utilização de máscara (cada um deve ser portador da sua);

  •   Obrigatoriedade do distanciamento social;

  •   Deverá acautelar a desinfeção das mãos à entrada dos recintos, bem como, à entrada e saída das casas de banho;

  •   Obrigatoriedade de depositar as máscaras e luvas nos recipientes indicados para o efeito;

  •   Deverá acautelar a etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias;

  •   Responsabilização (o utente é um agente de saúde pública);

  •   Deverá evitar aglomerados de pessoas.

Recomendamos a toda a assistência que faça a sua entrada atempada e evitem os aglomerados na entrada dos recintos. Para tal, as portas abrirão 45 minutos antes de cada espetáculo.​

MSDa.png

Uma organização

Logo_SRTC_drt.png
Descubraamadeira_01.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019 | Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa