• Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019 | Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa

O que é?

 

O Ciclo de Concertos Comentados é um conjunto de concertos específicos da Orquestra Académica do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Engº Luiz Peter Clode, onde é apresentada ao público a constituição da orquestra sinfónica e onde todas as obras interpretadas e respetivos compositores são previamente contextualizadas.

Onde se realiza?

 

Realizam-se em espaços adequados a este tipo de concertos, como por exemplo no Auditório do Centro Cultural John dos Passos, ou no Centro de Ciência Viva do Porto Moniz.

Porque se realiza?

Dentro da Missão do Conservatório, de educar os cidadãos para as artes, a Orquestra Académica deste Conservatório promove assim este ciclo de concertos com o objetivo de ajudar a criar e a desenvolver um público de música clássica e sinfónica. Este género específico de música necessita claramente de uma contextualização formativa para uma melhor compreensão do seu objeto artístico. Com este tipo de concertos comentados, consegue-se assim transmitir ao público a beleza referencial inspiradora que este género de arte tem e que ajuda ao desenvolvimento cultural dos indivíduos. 

Quando se realiza?

O Ciclo de concertos Comentados tem a sua periodicidade de acordo com o plano anual de atividades do próprio Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira.

Como se realiza?

Estes concertos integram a Planificação Artística e Pedagógica anual da Orquestra Académica. Trata-se de uma parceria de co-produção entre o Conservatório e a Associação Retoiça, que desta forma promovem este concerto, desde a sua divulgação até à produção do próprio concerto. É tratado toda a logística tradicional de um concerto sinfónico, e os concertos são sempre de entrada gratuita.

Histórico

 

Esta parceria iniciou-se no decorrer do ano de 2017, tendo o primeiro concerto se realizado a 26 de Março desse mesmo ano, mais precisamente no Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, sendo precedido de um concerto efetivado no Centro Cultural John dos Passos a 18 de Dezembro de 2017.

Nosso parceiro

cepam copy.png