uvas
logo5bFinal copy.png

O que é?

 

A ideia base deste ciclo de concertos ”Da Vinha ao Lagar" passa pela realização de concertos junto a vinhas e/ou lagares de acesso público a ser efetivado no próximo mês de Setembro de 2022, integrado no Festa do Vinho, promovida pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Assim sendo, este ciclo assenta na realização de quatro concertos em espaço natural, com agrupamentos idóneos e que comungam do supracitado conceito, num palco devidamente preparado e decorado para o efeito, sempre junto a uma vinha e/ou lagar.

Devido à ténue propagação sonora em espaço aberto, estes concertos terão de ser devidamente amplificados acusticamente.    

Onde se realiza?

 

Pretende-se efetivar o supracitado concerto em locais icónicos e com tradição vitivinícola associada (a definir) na ilha da Madeira, que seja identificado como local seguro, acessível e de interesse patrimonial. Como tal, por indicação da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, determinou-se os seguintes locais em:

2022

  • Museu Etnográfico da Madeira (Ribeira Brava);

  • Quinta da Vinhas (Estreito da Calheta);

  • Solar do Aposento (Ponta Delgada);

  • Pico da Cova (São Vicente).

Porque se realiza?

A criatividade e a busca de novas propostas e desafios fazem parte do ADN da Retoiça. A incessante procura pela novidade incita-nos a sonhar e imaginar possíveis eventos temáticos que se enquadrem primeiramente no nosso objeto social e, se possível, em projetos como, por exemplo, a Festa do Vinho.

 

A Madeira com a sua história estritamente ligada à produção de vinhos justifica por si só a efetivação de certames dedicados à temática vitivinícola. No entanto, acreditamos que esta nossa proposta poderá vir a abrilhantar e potencializar as festas dedicadas ao mitológico néctar dos deuses.

Quando se realiza?

O período proposto para este ciclo de concertos é sempre integrado no âmbito da Festa da Vinho, conforme o calendário de animação turística promovido pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

2022

  • 03 e 04 de setembro de 2022

  • 10 e 11 de setembro de 2022

Como se realiza?

Para estes concerto pretende-se convidar distintos e idóneos artistas / agrupamentos, que com alguma frequência costumam colaborar com atividades do universo RETOIÇA (em geral). Assim sendo, e por ordem cronológica de concertos tivemos:

2022

  • L.E.Q.U.E 4et (Craviola; Guitarra Portuguesa; Acordeão; Percussão);

  • Sena Collective (Voz; Guitarras; Baixo; Piano; Percussão);

  • Divas da Madeira Duo (Canto e Piano);

  • Black Dog Blues (Canto; Guitarra, Baixo; Bateria).

            Estes concertos, sendo em espaço aberto, serão ligeiramente amplificados. Note-se que esta amplificação em nada beliscará a pureza da sonoridade dos agrupamentos, sendo somente garantido que o som produzido pelos mesmos chegue de modo igualitário (quanto possível) a todo público presente nos espaços que, como se sabe, são ao ar livre. 

            Mais, é nossa pretensão proceder à montagem subtil de pequenos estrados (3x3; 4x4; 5x5 - conforme os agrupamentos) com tenda ornamentada com motivos alusivos à Festa do Vinho, de modo garantir o conforto e cenário adequado aos artistas e respetivos instrumentos.   

Frise-se ainda que estes concertos terão a duração aproximada de 60 minutos (sem intervalo). 

Alinhamento 2022

leques.png

L.E.Q.U.E 4et

(Craviola; Guitarra Portuguesa; Acordeão; Percussão)

03 de Setembro de 2022

18 horas

tiago sena silva_edited.jpg

Sena Collective

(Voz; Guitarras; Baixo; Piano; Percussão)

04 de Setembro de 2022

18 horas

IMG_1765.jpg

Divas da Madeira Duo

(Canto e Piano) 

10 de Setembro de 2022

18 horas

bdbs.png

Black Dog Blues

(Canto; Guitarra, Baixo; Bateria)

11 de Setembro de 2022

18 horas

Uma organização

Logo_SRTC_drt.png
madeira_red.png