O que é?

 

O património linguístico popular constitui sem margem para dúvida um dos mais ricos espólios no panorama cultural e tradicional de um Povo. Os “regionalismos” são usados com uma frequência natural, dissimulando-se por entre o vocabulário corrente com uma fluência óbvia que legitimamente eleva e ao mesmo tempo preserva a tradição oral popular.

“Rebendita” é o termo madeirense que alude ao facto de se fazer algo de propósito e por vezes com maldade. O ciclo de Concertos d’rebendita identifica-se única e exclusivamente com o propósito de levar genuinamente a cultura (neste caso, musical) junto da população sem nenhum resquício de maldade. Sendo o acesso à Cultura um direito consagrado nos mais altos pergaminhos da nossa sociedade, é de elementar coerência que estamos convictos que esta será certamente uma pertinente plataforma de garantir essa vicissitude.

Este ciclo de concertos terá uma periodicidade mensal e apresentará uma série ecléctica de agrupamentos musicais tanto ao nível de estilos como ao nível instrumental.

Concertos d’rebendita. Concertos com propósito!

História

O Ciclo de Concertos d'Rebendita decorreu durante os meses de Outubro de 2014 e Março de 2015, com a periodicidade de um concerto por mês. Na altura, este ciclo ainda foi produzido pelo extinto projeto Artlântico - antecessora da atual Retoiça - sendo responsável pela efetivação de seis concertos em diversos pontos do Município de São Vicente.

Nosso parceiro

sao vicente gray.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019 | Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa