O que é?
A Rota das Sopas é um evento de pedestrianismo com intuito de fomentar a prática desportiva aliada à cultura e recreação de um povo que teima em preservar as suas tradições, neste caso, gastronómicas.
Onde se realiza?
A Rota das Sopas é um evento exclusivo da Freguesia de Boa Ventura, promovido pela Junta de Freguesia local em parceria com a Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, sob a chancela da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e com o apoio da Casa do Povo de Boa Ventura.
Porque se realiza?
A Rota das Sopas surge na sequência de um desafio mútuo lançado pela Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa e Junta de Freguesia de Boa Ventura no sentido de promover duplamente a simpática freguesia de Boa ventura através de um evento de pedestrianismo que percorresse os seus recantos e património ancestral conjugado com um evento já firmado no panorama gastronómico regional, a Feira das Sopas do Campo.
Quando se realiza?
A Rota das Sopas realiza-se em Junho, sempre coincidente com o evento Feira das Sopas do Campo na freguesia de Boa Ventura - São Vicente.
Como se realiza?
A Rota das Sopas tem como propósito a promoção da prática desportiva pedestre, em geral, dentro do espaço contíguo à freguesia de Boa Ventura, serpenteando as suas belíssimas veredas, levadas e caminhos verdejantes que outrora faziam (e ainda fazem) serventia às gentes desta terra nortenha, culminando sempre na Feira das Sopas do Campo de Boa Ventura. O trajeto é modificado todos os anos, por forma a diversificar a exigência do percurso, bem como das perspetivas paisagísticas, aguçando assim a curiosidade dos aventureiros que se atrevam a embarcar nesta aventura.
Histórico
A primeira atividade alusiva à Rota das Sopas realizou-se a 10 de Junho de 2018 com a participação de sessenta e quatro (64) caminheiros que iniciaram a sua caminhada junto à Junta de Freguesia de Boa Ventura e continuaram o seu percurso pela Achada do Castanheiro - Caminho da Serra - Boca da Tapajinha - Boca da Lapinha - Achada Madeira - Lombo do Urzal - Boa Ventura (Caminho Real nº27), terminando no recinto da XVI Feira das Sopas do Campo de Boa Ventura.
No ano de 2019 levou-se a efeito a segunda edição da Rota das Sopas com um trajeto de grau de dificuldade médio, com a distância aproximada de 12 km. A caminhada iniciou-se na Igreja de Boa Ventura seguiu em direção ao Pastel - Levada da Achada Grande - Achada Grande -Falca - Serra d'água - Achada dos Lamaceiros - Achadinha - Ribeira do Porco - terminando na Feira das Sopas do Campo.
Em 2022 a caminhada iniciou na Beira da Quinta (Arco de São Jorge) - Ribeira Funda - Fonte da Velha - Boca das Voltas - Vereda das Voltas do Porco -Fajã Grande - Cardo - Cuada - Serrão (Boa Ventura) - Feira das Sopas do Campo.
Em 2023 caminhada iniciou no Lombo do Urzal seguindo pela Levada dos Tornos - Ribeira João Fernandes - Casa dos Levadeiros - Lamaceiros - Fajã do Penedo - Serrão (Boa Ventura) - Feira das Sopas do Campo.
A edição de 2024 contou com uma caminhada que iniciou na Beira da Quinta, desceu o caminho da cancelinha em direção ao Arco de São Jorge, seguindo em direção ao famoso caminho da Entrosa com passagem em São Cristóvão e culminando no recinto da Feira das Sopas do Campo.
Edição 2025
Para o ano de 2024 iremos levar a efeito a segunda edição da Rota das Sopas com um trajeto de grau de dificuldade moderado, com a distância aproximada de 12 km.
Trajeto: Igreja da Boa Ventura - Lombadinha - Levada de Cima - Curral Ganhão - Levada da Achada Grande - Achada Grande - Achada do Pereiro - Santinha - Feira das Sopas do Campo.
Desnível positivo: 350 metros
Desnível negativo: 350 metros


