• Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019 | Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa

O que é?

 

A Gaitada na Baixa é um projeto conjunto entre a Associação de Desportos e Natureza - Ponta do Sol (ADN Ponta do Sol), Município da Ponta do Sol e Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, numa perspetiva de valorizar e potencializar o pôr-do-sol único da frente mar da vila da Ponta do Sol. 

Onde se realiza?

 

A Gaitada na Baixa realizam-se no rochedo em frente à praia da Ponta do Sol, comummente designado por "Baixa".

Porque se realiza?

A Ponta do Sol é conhecida pela sua frente mar exuberante e inspiradora que, por si só, atrai imensos veraneantes. Como tal, e numa perspetiva criativa que as diversas associações locais têm imprimido, considerou-se a possibilidade romântica de concretizar pequenos apontamentos musicais, numa espécie de banda sonora, ao pôr-do-sol, no mítico rochedo a "Baixa". Da possibilidade à certeza foi um passo, a vontade e o crer fizeram o resto!

Quando se realiza?

A Gaitada na Baixa realiza-se no período temporal de Junho e Setembro, com um espaçamento periódico de 15/16 dias (sempre de acordo com a baixa-mar alinhada com o pôr-do-sol) em horário variável.

Como se realiza?

A Gaitada na Baixa é um apontamento musical de sensivelmente 15 minutos concretizado por um executante de gaita de fole. Este evento inicia-se 10 minutos antes do pôr-do-sol e é de acesso livre.

Histórico

 

A Gaitada na Baixa surge esporadicamente em 2016, fruto de uma vontade mútua da ADN Ponta do Sol e Retoiça em desafiar a própria lógica das coisas e engendrar algo com identidade e carisma único. A ideia não era propriamente "fresca ou do imediato" mas crescia a convicção de que estavam assegurados condimentos (loucura, vontade, crer e... um gaiteiro) para levar este projeto avante. Desde então este projeto tem vindo a crescer e a ganhar o seu público (local e estrangeiro).

Nossos parceiros

adn gray.png
logo Abaixa.png
ponta do sol.png