O que é?
O Ciclo de Concertos "Música nas Capelas" procura essencialmente dar espaço a agrupamentos musicais de dimensões camerísticas existentes no panorama regional, com o intuito óbvio de demonstrar e evidenciar a fervilhante nobreza artística, com pergaminhos ecléticos, existente numa terra como a Madeira.
Este projeto é promovido pela Associação RETOIÇA em parceria com a Câmara Municipal da Ponta do Sol e com a colaboração de empresas e hotelaria locais.
Onde se realiza?
O Ciclo de Concertos "Música nas Capelas" realizam-se maioritariamente na Capela de São Sebastião - Vila da Ponta do Sol. No entanto, poderão haver concertos na Capela de Santo António - Vila da Ponta do Sol (Junto à Câmara Municipal).
Porque se realiza?
O Ciclo de Concertos de “Música nas Capelas” da Ponta do Sol surge em Setembro de 2013 na dupla perspetiva de valorizar projetos musicais oriundos de vários quadrantes estilísticos em conjugação com o próprio património edificado no centro histórico da Ponta do Sol, nomeadamente as Capelas de São Sebastião e de Santo António.
Quando se realiza?
O Ciclo de Concertos "Música nas Capelas" realiza-se entre os meses de Outubro e Maio, com uma periodicidade de duas ou três semanas entre si. Pontualmente, poderão realizar-se concertos fora deste período.
Como se realiza?
Estes Ciclos têm por base temporadas artísticas anuais com um total de 14 concertos, com uma programação cuidada e diversa. Paralelamente a este propósito, procura-se dar uma especial atenção à tradição musical madeirense, apresentando projetos de notável interesse no quadro artístico regional. Por outro lado, não esquecendo as raízes desta conceção, procuramos desafiar alguns projetos nascidos na Ponta do Sol a apresentar os seus trabalhos nos referidos Ciclos.
O conceito de concerto implementado neste projeto, diferencia-se dos demais pelo facto de aliar à performance artística personalizada uma conceção estética inspirada em períodos passados da nossa história, sendo a iluminação garantida por cerca de 150 velas em simultâneo.
Histórico
Como anteriormente abordado, o conceito "Música nas Capelas" surge em 2013 em resposta a um desafio proposto ao Município da Ponta do Sol, liderado então pelo Eng. Rui Marques. O projeto entretanto cresceu e ganhou o se estatuto próprio, fazendo parte já do panorama artístico e cultural da Região Autónoma da Madeira. Desde então realizaram-se cinco temporadas artísticas completas mais a temporada atualmente em curso com os seguintes agrupamentos: