ecomuscalis_03ss_editado.jpg

Ciclo  de Concertos Música na Natureza

O que é?

 

O Ciclo de concertos "Música na Natureza" (comungando do conceito EcoMusicalis) é uma série de concertos em espaço natural efetivados na ilha do Porto Santo como parte integrante das comemorações dos 600 anos do achamento desta ilha.

Onde se realiza?

 

Os supracitados concertos são efetivados em espaços de natureza emblemáticos no Porto Santo e que sejam identificados como locais seguros, acessíveis e de interesse natural e patrimonial.

Porque se realiza?

O Porto Santo por si só tem um potencial ao nível de natureza que desde logo despertou o nosso interesse para o desenvolvimento de uma série de iniciativas no âmbito do conceito EcoMusicalis.

Dada a nossa experiência em produzir este tipo de eventos e de acordo com os seguidores / conhecedores - inclusive Portosantenses - do projecto EcoMusicalis, que com alguma frequência questionam-nos sobre a possibilidade de efetivar concertos do género na ilha dourada, levou-nos a crer que, perante tão ilustre e pertinente efeméride histórica, a efetivação deste ciclo teria a devida aceitação de uma grande parte daqueles que dele tivessem conhecimento.

Quando se realiza?

A primeira edição realizou-se em Abril de 2018, coincidente com o período Pascal e, consequentemente com a interrupção letiva de 2º período, altura esta em que o Porto Santo é procurada por muitos turistas, sejam eles madeirenses, continentais e estrangeiros. Contudo, por acerto estratégico entre várias entidades e de acordo com o mapa de atividades local, foi decidido realizar a segunda edição a meados do mês de junho.

Como se realiza?

Para este Ciclo de concertos convidou-se distintos e ecléticos grupos/músicos com garantias de idoneidade, que com alguma frequência costumam colaborar com o projecto EcoMusicalis (especificamente) e outras atividades do universo RETOIÇA (em geral).

Estes concertos são ligeiramente amplificados com material adquirido especificamente pela RETOIÇA. Note-se que esta amplificação em nada beliscará a pureza da sonoridade dos agrupamentos, sendo somente garantido que o som produzido pelos mesmos chegue de modo igualitário (quanto possível) a todo público presente nos espaços que, como se sabe, são ao ar livre. 

Por outro lado, frise-se que, qualquer um dos concertos, tem a duração aproximada de 60 minutos (sem intervalo).  

Histórico

 

O Ciclo de Concertos "Música na Natureza" teve o seu início no dia 06 de Abril de 2018, com um concerto realizado na Praia da Calheta (Porto Santo) tendo como protagonista o extraordinário agrupamento EcoTrioDesde então, até ao presente realizaram-se os seguintes concertos:

2018

 1. | 06/04/2018

EcoTrio

Praia da Calheta (Porto Santo)

2. | 07/04/2018

Vítor Sardinha & Nuno Nicolau

Miradouro da Portela

3. | 08/04/2018

Triângulo

Pedreira (Pico Ana Ferreira)

2019

 1. | 14/06/2019

Quarteto Moritz

Miradouro do Furado Norte (Morenos)

2. | 15/06/2019

Projeto "Trigo"

Miradouro das Flores (Calheta)

3. | 16/06/2019

Fennel Shore

Pedreira (Pico Ana Ferreira)

Uma Organização

LOGOSbasePortalTurismo black.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2019 | Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa